16 de julho de 2009

Mestres do Rock- Led-Zeppelin Parte I


País: Inglaterra
Estilo: Classic Rock


Led-Zeppelin - Led-Zepepelin (1968)


  1. Good Times, Bad Times
  2. Babe, I´m Gonna Leave You
  3. You Shook Me
  4. Dazed and Confused
  5. Your Time Is Gonna Come
  6. Black Mountain Side
  7. Communication Breakdown
  8. I Can´t Quit You Baby
  9. How Many More Times

link in comment

link no comentário


Led-Zeppelin - Led-Zeppelin II (1969)


  1. Whole Lotta Love
  2. What Is and What Should Never Be
  3. The Lemon Song
  4. Thank You
  5. Heartbreaker
  6. Living Loving Maid (She´s Just a Woman)
  7. Ramble On
  8. Moby Dick
  9. Bring it on Home
link in comment
link no comentário


Led-Zeppelin - Led-Zeppelin III (1970)


  1. Immigrant Song
  2. Friends
  3. Celebration Day
  4. Since I´ve Been Loving You
  5. Out On the Tiles
  6. Gallows Pole
  7. Tangerine
  8. That´s the Way
  9. Bron-Y-Aur Stomp
  10. Hats Off to (Roy) Harper
link in comment
link no comentário


Led-Zeppelin - Led-Zeppelin IV


  1. Black Dog
  2. Rock and Roll
  3. The Battle of Evermore
  4. Stairway to Heaven
  5. Misty Mountain Hop
  6. Four Sticks
  7. Going to California
  8. When the Levee Breaks

link in comment
link no comentário


É com grande prazer que o Discipline of Steel começa sua homenagem aos Mestres do Rock. Inciando com Led-Zeppelin! Dedico essa primeira parte para meu meio-irmão, Bernardo Aurélio, o Black Dog!

História Parte I:

Em 1967, o jornal Melody Maker apresentava a sua lista dos mais excitantes novos guitarristas. À luz dos anos que entretanto passaram, nomes como Eric Clapton (The Yardbirds, John Mayall Blues Breakers, Cream, Derek and the Dominos), Jeff Beck (The Yardbirds, Jeff Beck Group), Jimi Hendrix (Experience), Pete Townshend (The Who) ou Jimmy Page (The Yardbirds, New Yardbirds, Led Zeppelin), parecem não causar grandes discordâncias.

No entanto, se a maioria desses guitarristas tinha já, por essa altura, gravado obra meritória, um havia que era realmente uma aposta. O nome de Jimmy Page circulava abundantemente nas bocas dos ‘conaisseurs’, é certo, mas, à luz do que hoje se sabe, não passava ainda de um músico à procura de uma voz própria e, não menos importante, de um veículo que lhe permitisse desenvolver criativamente a tradição musical estadunidense que então estava em voga em clubes como o Pink Flamingo, uma espécie de CBGB londrino (ambos começaram por dedicar-se à country, ao bluegrass e ao blues antes de abrirem as portas a outros géneros) que, nessa década, pelo simples facto de atrair todo o tipos pessoas e convidar a todo o tipo de experiências – viam-se desde marinheiros à procura de companhia até músicos que, daí a pouco, se tornariam nas novas referências – era tão obrigatório para a comunidade blues/jazz, quão obrigatórios se haviam tornado para a comunidade psicadélica sítios como o ‘Ally Pally’ (Alexandra Palace) ou o UFO. Tal como no CBGB, também no Pink Flamingo a audiência se confundia com o palco – era uma comunidade de músicos que se revezava. Jimmy Page fazia parte dessa comunidade e não tardou a ser convidado, enquanto músico adicional, para tocar com nomes tais como Donovan Leitch, The Kinks, The Who, Them, The Pretty Things ou Herman’s Hermits, antes de integrar uns Yardbirds moribundos que, às mãos de um guitarrista com créditos por firmar, se transformariam nos Led Zeppelin.

Inicialmente apelidados de New Yardbirds devido a obrigações contratuais, os Led Zeppelin eram, porém, uma banda inteiramente diferente dos originais Yardbirds. Tinham ainda como grande referência o blues do delta do Mississipi, contudo, e porque Londres vivia os anos dourados do rock, estavam dispostos a correr riscos. Tinham-se juntado a Page, Robert Plant, na altura um ilustre desconhecido, John Paul Jones e John Bonham, ambos músicos de estúdio de primeiríssima água (Jones foi uma presença importantíssima em Sunshine superman (1966), de Donovan Leitch, e, ainda que não creditado, em Their satanic majesties request (1967) dos Rolling Stones). Continua...







Antes de comentar marque a caixa 'Publicar no Facebook' por favor!