2 de julho de 2012



Banda: Candlemass
Álbum: Psalms For The Dead
 Ano: 2012
 País: Suécia
 Estilo: Epic Doom Metal


Candlemass é uma banda sueca de doom metal formada na década de 1980 por Leif Edling (baixo), seu líder e autor das músicas. A banda é originária de Estocolmo.

Depois que Leif Edling dissolveu a banda Nemesis, ele começou sua própria banda com o nome de Candlemass (um provável erro deliberado de grafia da palavra inglesa Candlemas; em português: Candelária, Festa da Purificação da Virgem Maria). O primeiro álbum foi Epicus Doomicus Metallicus, produzido em 1986 e agora considerado a obra-prima no cenário do Doom metal. Os integrantes da banda na época de Epicus Doomicus Metallicus eram:

Leif Edling: baixo 
Matz Ekström: bateria 
Mats Mappe Björkman: guitarra 
Johann Langquist: vocal 
Klas Bergwall: guitarra 

A produção seguinte foi Nightfall (1987), considerado por alguns como um dos melhores álbuns até hoje de Doom metal. A formação da banda agora tinha mudado: os novos membros eram Messiah Marcolin (vocal), Lars Johansson (guitarra) e Jan Lindh (bateria). Esta formação é considerada a mais importante e a mais bem sucedida da história da banda. Os dois álbuns seguintes foram Ancient Dreams (1988) e Tales of Creation (1989). Em 1990, um álbum ao vivo foi produzido. Logo após, uma disputa entre os integrantes do grupo resultou na decisão de Messiah Marcolin de deixar a banda.

Após a saída de Marcolin, Candlemass chamou o vocalista Tomas Vikström e gravou Chapter VI (1992). Candlemass então se desfez, em parte porque o álbum não conseguiu o sucesso esperado e em parte porque Leif Edling tinha formado um outro projeto com o nome de Abstrakt Algebra. Como o Abstrakt Algebra não deu certo, Leif recrutou novos integrantes para o Candlemass e gravou o álbum Dactylis Glomerata, que era uma combinação de canções para um novo CD do Abstakt Algebra e algum material novo. Alguns anos mais tarde inspirado no Black Sabbath - o álbum From the 13th Sun foi produzido.

Em 2002, os integrantes do clássico Candlemass decidiram voltar a se reunir. Eles fizeram apresentações ao vivo que foram elogiadas pelo público e produziram outro álbum ao vivo. Outros álbuns produzidos com o retorno da banda foram versões remasterizadas de Epicus… e Nightfall, Ancient Dreams and Tales of Creation. Um DVD intitulado Documents of Doom também foi lançado. A banda estava trabalhando em um novo álbum, com algumas novas canções já gravadas e a procura de uma gravadora, quando mais uma vez divergências entre seus integrantes aconteceram, resultando novamente na dissolução do Candlemass. Enquanto isso, Leif Edling iniciou um novo projeto, Krux, com o antigo vocalista do Abstrakt Algebra, Mats Leven e mais dois integrantes do Entombed.

Em novembro de 2004, a banda anunciou que iria voltar pela segunda vez a se reunir. Eles haviam gravado um novo álbum, chamado simplesmente Candlemass, com a clássica formação. Ele foi lançado em maio de 2005. Este CD esteve entre os vinte mais tocados de 2005. Eles receberam o Grammy sueco em 2005.

Em 2006 o grupo anunciou que um novo álbum está para ser produzido e que a gravação estará pronta até o meio do ano, com a data de lançamento para 2007. Após muita incerteza quanto a participação de Messiah nesse novo projeto, foi anunciado em setembro de 2006 que ele seria o vocalista deste novo álbum. Mas não foi. O álbum de 2007 intitulado King Of The Grey Islands, foi gravado em maio do ano passado, Messiah saiu em abril e ainda em outubro eles esperavam que ele terminaria o mesmo, mas não foi possível. Eles ouviram mais de oitenta vocalistas, foi uma grande procura, segundo Leif Edling foram trinta da Suêcia e em torno de cinqüenta da Europa e Estados Unidos, procuram durante três meses antes de entrarem em contato com Robert Lowe.

Eles já conheciam o trabalho de Robert e disseram que sempre gostaram da voz dele desde os primeiros álbuns em sua banda “Solitude Aeturnos”, banda que ele integra mesmo como vocalista do Candlemass; ‘Gostamos do fato de ele ter uma voz clássica de Heavy Metal, mas também colocar muita emoção em seu estilo de cantar”, disse Lief.

INTEGRANTES ATUAIS
Mats Mappe Björkman - guitarra 
Lars Johansson - guitarra 
Leif Edling - baixo 
Jan Lindh - bateria 
Robert Lowe - vocal 










Antes de comentar marque a caixa 'Publicar no Facebook' por favor!

4 comentários:

Pikachu Sama disse...

http://www.share4web.com/get/byq7Y5S8CqkMq6RDvNP3Gu-5yx7SqNQy/Candlemass-PFTD-2012-V0.rar.html

Pikachu Sama disse...

http://www.unibytes.com/jyAkZQc6WU8Lqw-Us4P3UgBB

Pikachu Sama disse...

http://syfiles.com/42u1x3kwq1tc/Candlemass-PFTD-2012-V0.rar.html

Dadinho disse...

Valeu, colega!