10 de fevereiro de 2012



Banda: Opera IX
Álbum: Strix - Maledictae in Aeternum
Ano: 2012
País: Itália
Estilo: Gothic/Black Metal
Metallum

link in comment
link no comentário

O Opera IX é uma banda bem famosa, hoje não etá com a bola toda, mas ouvintes de black metal sinfônicos sempre destacam a banda como uma das pioneiras. O único músico ainda da formação original é o baixista Vlad.

Desde 2004 sem lançar nada, trazem aos fãs antigos e novos que a banda voltou com um black mais cru, mais brutal e sensacional. Gostei do que ouvi.

Bora contar um pouco sobre a banda, pois fazia muito tempo que não lançavam nada.

Opera IX é uma banda de death/folk/black metal da Itália, projetada inicialmente pelo guitarrista Ossian, no ano de 1988. Depois de uma época de constantes mudanças de integrantes, o line-up ficou estabilizado com Cadaveria nos vocais, Ossian na guitarra, Flegias na bateria e Vlad no baixo, e com esta formação gravaram a sua primeira demo tape, intitulada “Gothik”, lançada em 1990.

Em 1992, dois anos após o lançamento de “Gothik”, lançam então a segunda demo, intitulada “Demo ‘92”. Foi este trabalho que consagrou a banda, posteriormente conseguindo um contrato onde surgiu então o 7” EP, chamado The Triumph of the Death, lançado no ano seguinte. Em dois meses, as 500 cópias do mesmo esgotaram. Quando a banda começou a ser reconhecida no cenário underground, ou seja, após o lançamento da demo Demo ‘92, percebeu-se porque ela já fazia um grande sucesso:

A banda tinha uma “FrontWoman”, Cadaveria, vocalista que apresentava uma voz única para o feminino da época, extremamente gutural e sombria, sendo raras as vezes em que se ouviam nuances mais góticos ou sinfônicos;sempre houve uma influência pagã, tanto nas letras, quanto na sonoridade celta das melodias;a freqüênte existência de músicas de longa duração (cinco das seis músicas do álbum Sacro Culto têm mais de dez minutos), e apesar disso não entediam o ouvinte, usando passagens lentas e rápidas, com agressividade e melancolia bem medidas;o interessante fato da fuga de padrões musicais italianos. A Itália é um país fortemente representado por bandas de metal progressivo e power metal, e então passou a ser reconhecida com uma representante de estilo único, que reúne em suas obras uma mistura de gothic, doom, death e black.







Antes de comentar marque a caixa 'Publicar no Facebook' por favor!