29 de julho de 2011




Banda: Dir En Grey
Álbum: Dum Spiro Spero (Deluxe Edition)
Ano: 2011
País: Japão
Estilo: J-Metal Alterna
Brazilian Blog

link in comment
link no comentário

Singular e renovado! Caralho, quem diria que Dir En Grey que ganhou fama no ocidente apenas porque algumas de suas músicas eram aberturas de animes fosse chegar tão alto dentro da música alternativa como nunca visto antes por mim de uma banda Japonesa.

Dir en grey é uma banda de rock japonês formada em 1997, após o fim da banda La:Sadie’s. KISAKI, o baixista da antiga banda, se separou de Kyo (Vocal), Shinya (Bateria), Kaoru (Guitarra) e Die (Guitarra), que chamaram o baixista Toshiya para formar a então nova banda, Dir en grey.

O nome da banda é uma junção de Dir (“para você” em alemão), en (“em” em francês) e grey (“cinza” em inglês), então a tradução literal ficaria “Para você em cinza” mas Kaoru, líder da banda, nunca revelou a origem nem o significado do nome. A pronúncia correta seria algo como “dir an grei”, mas os japoneses pronunciam “diru an gurei”. Os fãs de línguas latinas usam abreviações como “Deg” ou “diru”. Não quero me extender aqui, se quiser saber mais sobre a banda, existe esse blog maligno de foda que tem tudo sobre eles >> +DIR EN GREY Brasil.

Acho que dizer que seja uma banda de J-Rock é apenas rotulá-la, não mais, acho que nunca foi. A banda sempre teve elementos musicais mais caídos para o metal alternativo, 'Dum Spiro Spero' é deixa ver... o 14º álbum full da banda, e todos são singulares de ouvir. Não estou contando Singles ou DVD´s porque seria covardia. Eu realmente ainda irei compreender que secura é essa das bandas japonesas lançarem tantos álbuns em um espaço de apenas alguns anos, muitos dizem que é por causa do mercado fonográfico ser bastante dinâmico. Mas não é somente isso, deixemos isso para outro dia. De volta ao álbum.

Um verdadeiro retalho musical onde apenas a suposta visão interior que o povo japonês consegue enxergar em elementos que para nós, ocidentais, passaria por coisas frugais. Não um álbum para ouvir, precisa sentir, desgustar cada nota, letra. A banda criou muita coisa nova nesse álbum que fica complicado dizer o que eles estão tocando. Pois cada música segue uma linha estilo/melodia diferente. Linhas de Death, Alterna, Core, Groove e Prog são observados mais nitidamente. Eu não iria postar, mas antes de terminar de ouvir a segunda música mudei de ideia.

Simplesmente grandioso na forma de ser e tocar metal japonês. Para quem dúvida da banda: 23 milhões de execuções no Lastfm, tá bom para você? Eles estarão no Brasil em novembro e já esgotou o primeiro lote de ingressos.








Antes de comentar marque a caixa 'Publicar no Facebook' por favor!