25 de abril de 2012



Banda: Diablo Swing Orchestra
Álbum: Pandora's Piñata
 Ano: 2012
 País: Suécia
Estilo:  Avant Gard Progressive Symphonic Metal
 Facebook

Quando conheci DSO no lastfm, não passavam de 200 mil plays, hoje já passa de 4 milhões. Essa banda é muito especial para mim porque na mesma semana que a conheci, havia também descoberto o Mirrorthrone e o Unexpect, duas bandas que nunca paro de ouvir há quatro anos. O Avant Garde também tem muito a ver no meu gosto musical por causa deles, principalmente o Diablo.

Eles tem uma diferença que nunhuma banda usa, é um teatro mágico ou teatro dos sonhos para o Metal. Criatividade, soberba e um especial motivo para fazer música incríveis é assim que defino o DSO. Pandora´s Pinãta vem recheado de coisas 'bonitinhas' mas que na verdade, são capetas querendo beber seu sangue humano. Eu sou fã de verdade deles, daí minha opinião fica dúbia demais. Ana dedico para você esse post =)

Para quem ainda não conhece a banda: 


Diablo Swing Orchestra, muitas vezes chamado apenas de DSO, por simplicidade, veio a vida no ano de 2003, proveniente das geladas terras suecas. Isso na nossa concepção, pois segundo a banda, suas origens remontam aos idos do século XVI, onde os ancestrais dos integrantes da banda tocavam numa orquestra de modo a desafiar o poder clérico da época, e assim tocavam às escondidas em sua localidade, sendo ajudadas pelos camponeses locais, oprimidos pelo mesmo poder. Depois de vários anos tocando ao vivo em conjunto com esses camponeses, eles receberam um subsídio da igreja tão alto que começaram a pensar que ela, em breve, os matariam, e assim fizeram uma última apresentação da forma mais espetacular possível até que, então, foram mortos por ela.

História verídica ou não, até hoje ninguém afirmou (e nem negou) nada sobre ela. Mas já dá para se ter uma idéia do que se trata a proposta e filosofia da banda, de certo. Pois então, o som da banda é calcado e enraizado no Metal com fortíssimas influências sinfônicas, remetendo em sua estrutura bandas como Therion e Haggard. Mas eles possuem o grande diferencial de trazerem para essa base influências diversificadas tais como o Dark Cabaret, Jazz, Rock Progressivo e até música latina, criando assim ritmos e estruturas sonoras intrincadas (sem que isso soe forçado em momento algum) sob um ar vintage que nos remete à botecos europeus de séculos passados e uma atmosfera fantástica com cheiro steampunk, remetendo logo a nomes do Stolen Babies e Ram-Zet. Mas além disso tudo, acrescente ainda a toques muito bem inseridos de um humor inteligente e instigante, conferindo títulos geniais a todas suas músicas e cds. E eis, então, que tem-se a receita do trabalho do DSO.

Tendo o DSO lançado seu primeiro álbum no ano de 2006, sob a alcunha de The Butcher’s Ballroom, agora vem a tona seu novo trabalho, Sing Along Songs For The Damned And Delirious. Pois todas as músicas nele são tão interessantes quanto o nome que as carrega. De diferente em relação ao cd anterior,há um foco menor nas elaborações harmônicas e polirítmicas em detrimento das orquestrações e atmosfera, tornando o trabalho mais variado e um pouco mais fácil de absorver. No entanto, a qualidade permanece intacta, senão ainda mais apurada.







Antes de comentar marque a caixa 'Publicar no Facebook' por favor!

Um comentário:

Pikachu Sama disse...

NEW LINK
http://www.mediafire.com/?t8dllf5uz82068h