5 de janeiro de 2012


Banda: Anthrax
Álbum: Worship Music
Ano: 2011
País: EUA
Estilo: Thrash Metal/ Groove Metal
Metallum

link in comment
link no comentário

Outro álbum que saiu em TODAS as listas do melhores de 2011. Como também é primeiro post do Anthrax vai um pequeno resumo da banda até o momento.

Formado em Julho de 1981, o Anthrax é uma importante banda do cenário thrash, inicialmente composta por Scott Ian (segundo guitarrista), Danny Lilker (primeiro guitarrista), Dave Weiss (bateria), John Connelly (vocal) e Kenny (baixo). “Howling Furies” foi uma das primeiras músicas que Scott escreveu, juntamente com Dave. A banda fez suas primeiras apresentações no porão de uma igreja.

Meses depois banda passou por suas primeiras mudanças na formação: saíram Kenny e Dave, entrando Paul Kahn e Gregg D’Angelo em seus lugares respectivamente. No início de 1983 gravaram uma demo que continha “Across the River”, “Howling Furies” e “Panic”, entre outras. Foi nessa época que o Metallica se mudou para Nova Iorque e, como não tinham nem um tostão, o Anthrax ajudou-os a comprar um microondas e uma geladeira. Ainda neste ano, gravaram outra demo, agora com Charlie Benante na bateria, que chamou a atenção da recém formada gravadora Megaforce Records. Danny “Dan” Spitz (ex-Overkill) juntou-se à banda, no lugar de Danny Lilker, que assumiu o baixo no lugar de Paul Kahn (que deixou a banda). Saem em turnê com o Metallica e o Raven.

Em 1984 gravam o primeiro LP Fistful of Metal, de onde saiu alguns de seus principais clássicos, tais como “Metal Thrasing Mad”, “Panic” e “Deathrider”. Ocorrem mais mudanças: Danny Lilker é trocado por Frank Bello (na época, roadie da banda). Joey Belladonna é recrutado para os vocais e, em 1985, gravam o EP Armed and Dangerous, que garante um contrato com a Island Records.

No mesmo ano o Anthrax grava seu segundo LP, que seria um grande marco da banda e da cena thrash: Spreading The Disease, que foi origem de grandes hits da banda como “A.I.R”, “Madhouse”, “Gung-Ho” e “Medusa”. A música e o videoclipe de “Mad House” chegaram a ser praticamente proibidos na Europa por mostrar a banda pulando feito loucos (se divertindo). Considerado por fãs como o melhor álbum da banda, o LP vendeu mais de 100 mil cópias só nos Estados Unidos, e o mesmo na Europa. Scott Ian formou nessa época uma banda paralela, o Stormtroopers of Death (ou simplesmente S.O.D., como ficou conhecida).

1986 foi um ano de apresentações e turnês intensas. Em 1987 saiu o terceiro álbum, Among the Living (dedicado a Cliff Burton do Metallica). As primeiras quatro canções desse álbum são considerados hinos da banda, sendo que são executadas em todas as apresentações. Outro hit é “Indians”, falando sobre o expurgo e a caçada contra os índios na colonização dos Estados Unidos. A canção “I Am The Law” fala sobre o personagem de quadrinho Judge Dredd, ou Juiz Dredd.

Ainda nesse ano eles tocaram no Donington’s Monsters of Rock e lançaram o EP I’Am The Man, que conta com a canção “I’Am The Man”, uma mistura perfeita de rock com rap, algo completamente novo pra época. O EP contém ao todo seis canções: “I’Am The Man” de estúdio com censuras nos palavrões, “I’Am The Man” de estúdio sem censuras, “Sabbath Blood Sabbath” do Black Sabbath, “I’Am The Man” ao vivo sem censura e recheado de palavrões e versões de “Caugh In A Mosh e “I Am The Law” ao vivo.

Em 1988 saiu o primeiro VHS, N.F.V. (Oedivnikufesin), além do quarto LP, State of Euphoria. Nesse ano também lançam outro EP, Penikufesin, Com quatro novas canções, uma versão francesa de “Antisocial” e uma regravação de “Now It’s Dark” de State of Euphoria.

Persistence of Time, o quinto LP, saiu em 1990, mantendo o mesmo peso dos anteriores, porém meio sem graça segundo a crítica [Carece de fontes?]. Contando com hits como “Time”, “Got The Time”, “Keep It In The Family”, “In My World” e “Blood”. Em 1991 é lançado Attack of the Killer B’s, com apresentações ao vivo, canções nunca lançadas e também “Bring the Noise”, outra mistura de rock com rap, gravada com o Public Enemy. Depois disso assinam um contrato com a Elektra Records, e, para a tristeza de muitos fãs, o vocalista Joey Belladonna é despedido por divergências musicais, em março de 1992.

Alguns meses se passaram na busca de um novo vocalista e John Bush é convidado. O novo álbum, Sound of White Noise é lançado um ano após a saída de Joey. O som da banda continua pesado, porém não tão rápido como era costume da banda. Em 1993 e 1994, tocaram em algumas trilhas (Last Action Hero e Airheads).

Em 1994 foi lançado o primeiro álbum ao vivo, Live the Island Years. Em Março do ano seguinte, Danny Spitz saiu da banda e não houve um substituto. A guitarra é revezada por Dimebag Darrel (do Pantera), Scott e Paul Crook no álbum Stomp 442. Em 1996 a banda realizou turnê pelos Estados Unidos e Europa.

Em 1997 surgiram rumores de que a banda iria terminar, o que não aconteceu. O Anthrax criou a Skism Records, um selo próprio para gravar o próximo álbum. Volume 8 é lançado em fevereiro do ano seguinte. Em março saiu também uma coletânea Moshers (1986 - 1991).

O que ninguém poderia imaginar é que, depois de aproximadamente quinze anos de ter batizado a banda, Scott Ian teria que dar entrevistas sobre o nome escolhido. É que depois dos atentados terroristas a Nova Iorque em 2001, todos os jornais divulgaram uma onda de contaminação pela bactéria Anthrax, causando alguns transtornos para o grupo. Nesse ano também lançam a coletânea Madhouse - The Best Of Anthrax, com todos os maiores hits da banda.

O Anthrax lançou We’Ve Come For You All em 2003, pela Nuclear Blast. Com o reforço de Rob Caggiano nas guitarras, o álbum foi eleito um dos melhores de toda a carreira do grupo, tanto pelo público quanto pela crítica. A faixa “Safe Home” ainda ganhou um videoclipe com a participação especial do ator Keanu Reeves, amigo pessoal e grande admirador da banda. Outros hits da banda são as canções “What Doesn’t Die” e “Strap It On”.

Em 2004 o baixista Frank Bello anunciou sua saída do elenco da banda para integrar o Helmet. Pouco tempo depois o Anthrax colocou nas lojas o DVD ao vivo Music Of Mass Destruction, trazendo um registro de uma apresentação gravada em Chicago, nos Estados Unidos. Algum tempo depois o grupo voltou a chamar a atenção com o disco The Greater Of Two Evils. O material reuniu no repertório os principais clássicos da carreira do Anthrax lançados entre 1984 e 1990, contando com os vocais de John Bush, enquanto as versões originais traziam Neil Turbin ou Joey Belladona à frente dos microfones.

A grande novidade na trajetória musical do grupo estava para acontecer em 2005. Depois de um bom tempo longe do elenco da banda, o ex-vocalista Joey Belladonna voltou a assumir os vocais. Com a banda em sua formação clássica chegou às lojas o CD e DVD ao vivo Alive 2, reunindo grandes sucessos da carreira do grupo.

Após 18 meses no Anthrax, Fora anunciado por Scott Ian anunciada o fim da reunião da formação clássica por causas não divulgadas. Joey Belladonna está fora novamente.

Em 2010, Joey Belladonna se reúne com o Anthrax para dar mais força ao grande festival de thrash metal chamado “The Big 4” ao lado de Metallica, Megadeth e Slayer. Anthrax se prepara para lançar um álbum para primeiro semestre de 2011, contando com a Joey Belladonna nos vocais, Scott Ian na guitarra, Frank Bello no baixo, Charlie Benante na bateria e Rob Caggiano na guitarra. Será o primeiro trabalho do Anthrax de inéditas desde o lançamento de 2003 “We’ve Come For You All”.






Antes de comentar marque a caixa 'Publicar no Facebook' por favor!

Um comentário:

Administrador disse...

Esse foi o primeiro disco do Anthrax que parei pra ouvir, e que idiota eu era por não dar valor a essa banda, Anthrax é fantástico e pra mim esse é o melhor disco do ano - e sim, eu tenho o Thirthe3n. AMONG THE LIVING, FOLLOW ME OR DIIIIIIIIIIIIE