15 de maio de 2011




Banda: For All We Know
Álbum: For All We Know
Ano: 2011
País: Holanda
Estilo: Progressive Metal

link in comment
link no comentário

Vou deixar meu amigo Júlio André comentar sobre esse super álbum e sua importância para a música:

"Pois então finalmente foi liberado o debut auto-intitulado do For All We Know. O projeto idealizdo pelo guitarrista holandês Ruud Jolie (Within Temptation) tomou forma ao longo de 4 anos, nos quais o músico compôs as canções com muita calma e paciência, cuidado minuciosamente de cada detalhe. Em fins do ano passado, Ruud convidou antigos amigos seus para gravarem o disco.
Os músicos envolvidos abrangem vários estilos, indo desde a versatilidade do vocalista Wudstk, que tem suas raízes no hip hop, mas que criou fama em seu país natal por ser capaz de interpretar vários estilos distintos, todos com muita desenvoltura, passando pela veia prog remetente do Pain of Salvation de Kristoffer Gildenlöw (Baixo) e Leo Margarit na bateria, o lado jazzista de Marco Kuypers e claro a guitarra marcante de Ruud.
Com tais membros constituindo seu line-up (mais os convidados de peso), o For All We Know consegue ser uma perfeita mescla de inúmeras estilos, uma peça única e marcante, repleta de personalidade, feeling e talento.
Riffs simples porém marcantes dão o tom do início da audição, com a faixa 'Blind Me'. Aos poucos ouvimos o teclado chegar, criando um clima progressivo e intimista. A bateria não tem um destaque muito evidente, mas constitui uma peça chave da música, marcando o ritmos dos demais intrumentos de forma perfeita. Destaque para o vocalista, de uma interpretação suave e contida, que exala feeling e fecha perfeitamente com o ar intiista da canção. Ótima abertura.
Ruud se mostra um compostor muito diversificado, pelo menos foi a minha impressão ao reparar no curioso contraste entre a faixa de abertura e a segunda canção, 'Busy Being Somebody Else'. A primeira é calma e intimista, já esta é um rock com cara de alternativo, bem agitado e com um refrão que facilmente fica na cabeça. Ótima execução dos músicos, temos bons riffs de baixo e guitarra (e um ótimo solo também), bateria ainda simples mas mais intensa e as linhas de teclado que constroem um ar ligeiramente psicodélico. Excelente canção! Logo na sequência vem 'Out of Reach', que se inicia com bonita participação do pianista Marco Kuypers, fazendo um belo dueto com Wudstk. O resto da banda entra encorpando a canção, que fica num tom entre o rock clássico e o jazz. Uma faixa bela e elegante, de um bom gosto inquestionável.
'When Angels Refuse to Fly' é uma muito boa canção de metal progressivo (mais pelo lado progressivo que pelo metal, diga-se de passagem). Bateria agora sim forte e de destaque, riffs variados e marcantes, solos trabalhados e teclados sempre atuantes mesmo que mais discretos. Um dos grandes destaques do álbum como um todo. Em seguida vem 'I Lost Myself Today', outra bela canção soft, com bastante feeling e jeito de balada que cresce num certo ponto, chegando a soar épica no solo na sua parte final; mais um dos inúmeros destaques positivos.
Os convidados de maior destaque são os que menos aparecem (realmente única mácula do trabalho). Sharon den Adel e Daniel Gildenlöw protagonizam um tocante dueto na curtíssima 'Keep Breathing', que não passa de dois minuto, uma canção bela e que merecia com certeza absoluta ser mais longa (nós ouvintes agardeceríamos!); como de costume até aqui, ótima e destacada.
Logo depois nos chega aos ouvidos a mais progressiva de todas, 'Down on My Knees'. Ao longos de seus nove minutos ouvimos momentos rock n' roll, passagens progressivas latentes, quebras de ritmo e viradas completas, e principalmente muita energia. Excepcional canção. Depois desta temos mais uma calma: 'Save Us...' tem belos dedilhados, backing vocals envolventes e mais doses de progressividade. Wudstck mostra o porque da sua fama de versátil, manda várias vocalizações muito inspiradas e diversificadas. Curta e soturna é 'Embrace/Erase/Replace/Embrace', seu clima sombrio se faz principalmente com o teclado e as vocalizes do frontman, e ainda a bateria em tons mais baixos e riffs distorcidos com certa influência sabbathiana. Muito bom.
A canção sequente se chama 'Tired and Ashamed'. Segue na vibe do restante do disco, ou seja, muito boa. Pessoalmente não saberia como enquadrar a faixa seguinte, 'Open Your Eyes'; parece um pouco de pop, mas emenda coisa de metal e rock clássico e pitadas de jazz. E exatamente por essa questão, achei-a incrível! Quando não se consegue rotular algo, é porque de fato é fruto de um trabalho esmerado buscando criatividade e originalidade. Acertaram no alvo!
Esta belíssima estreia termina com mais uma pérola. Esta, chamada 'Nothing More'. Temos algumas passagens de violino, que dão um quê acústico por boa parte do decorrer da música, que perto do fim desanda num belo instrumental, grandioso, cheio de pompa e beleza. Uma forma magistral de terminar com os trabalhos.
Todas as minhas expectativas para com este projeto foram concretizadas, e até mesmo superadas. É um trabalho repleto de personalidade e carisma, com músicos absurdamente competentes e talentosos que deram o melhor de si. Sendo algo paralelo ao Within Temptation por parte de Ruud, de certa forma seria difícil não comparar este For all We Know com sua banda principal; mas rapidamente o nome que é um dos gigantes do metal sinfônico fica de lado, tamanha a competência e cara prórpia desta prodigiosa brincadeira do guitarrista, que não se usa de clichês batidos, nos dando um material impecável e de um alto nível de dar inveja a muita banda grande e famosa por aí.
Claro que não é uma re-invenção da roda e um clássico indiscutível, mas mesmo assim é um trabalho maravilhoso e que deve agradar a muita gente por sua alma e luz próprias, já que ouvindo as canções esquecemos completamente das bandas de origem de seus músicos. Pode não ser genial, mas tem coração e e sentimento, o que já é uma grande coisa.
Um dos belos destaques de 2011. Recomendadíssimo! "


Line Up:

Ruud Jolie - Electric And Acoustic Guitars, Mandolin, Bass Guitar And Backing Vocals
Wudstik - Vocals
Kristoffer Gildenlöw - Fretless Bass Guitar, Backing Vocals
Léo Margarit - Drums
Thijs Schrijnemakers - Hammond
Marco Kuypers - Piano, Rhodes, Harmonium

Guest Musicians:

Daniel Gildenlöw (PAIN OF SALVATION) - Vocals On "Keep Breathing"
Sharon den Adel (WITHIN TEMPTATION) - Vocals On "Keep Breathing"
Damian Wilson (THRESHOLD, DWB, STAR ONE, AYREON, MAIDEN UNITED) - Backing Vocals, Vocals On "Keep Breathing"
Ruud Houweling (CLOUDMACHINE) - Vocals On "Keep Breathing"
Anke Derks - Vocals On "Keep Breathing"
Tom Sikkers (DAYBROKE) - Vocals On "Keep Breathing"
John Wesley (PORCUPINE TREE) - Lead Guitar On "I Lost Myself Today"
Richie Faulkner (LAUREN HARRIS BAND) - Lead Guitar On "Busy Being Somebody Else"
Camilla van der Kooij - Violin






Antes de comentar marque a caixa 'Publicar no Facebook' por favor!

9 comentários:

Pikachu Sama disse...

DOWNLOAD

timEU disse...

kra! esse projeto deve ser muito bom hein... baixando aqui...
tempão que procurava onde estava o kristoffer depois q saiu do PoS... ta aí ele xD
e ainda tem uma musica com o Daniel... fora todos os outros convidados como a sharon, john wesley, o damian...
valeu!

julimonada disse...

rapaz, que line up é essa???? até dei um pulo da cadeira. brigada :D

Stay True disse...

Caracas, ainda tem bandas surgindo com esse calibre!

Supimpa!

Descendo...

Stay True.

Anônimo disse...

Campanha Keep Breathing estendida já!

Rafael Souza disse...

Esse eu !TIVE! que voltar pra comentar.
Resumirei em uma palavra apenas: ESPECIAL!

timEU disse...

kra... q album bom... tomara que ele nao pare por aí...
muito bom mesmo!

timEU disse...

kra... como a voz do Wudstik me lembra a do Daniel Gildenlöw em um monte de passagens desse album...
oq esse cara ta fazendo cantando hiphop hein? heheheheh

paulo disse...

totalmente excelente!